Scroll Top

Qual a quantidade de sódio de cada tipo de sal?

Saber qual a quantidade de sódio de cada tipo de sal é de suma importância para quem quer reduzir a hipertensão, perder peso e diminuir o inchaço da barriga, pés, mãos, coxas, tornozelos e mamas.

Tido como um dos maiores vilões da vida saudável, o sal especificamente não é o causador dos males a serem combatidos, e sim a grande quantidade de sódio que ele contém.

Qual a quantidade de sódio de cada tipo de sal

Sal não é a mesma coisa que sódio: O sal de cozinha é composto de cerca de 40% de sódio (Na) e 60% de cloreto (cl), daí seu nome ser Cloreto de Sódio( NaCl). Assim sendo, devemos olhar nos rótulos das embalagens a quantidade de sódio, e não de sal.

Vale lembrar, que o consumo de sódio é importante para o bom funcionamento do corpo, mas de forma moderada. É ele que evita a desidratação, entre outras funções, porque equilibra o volume de líquidos do organismo. O grande problema está no consumo excessivo que pode, além de provocar o inchaço, gerar problemas maiores de saúde como problemas renais e no estômago, além do aumento da pressão arterial.

Qual a quantidade diária de consumo de sal /sódio?

O Ministério da Saúde, aqui no Brasil, segue exatamente as recomendações da OMS – Organização Mundia da Saúde: até 5 g/dia de sal (2000 mg de sódio) . Essa quantidade corresponde, em medida caseira, a apenas 1colher rasa de chá ou cinco saches de sal daqueles encontrados nos restaurantes.

Se essa quantidade parece muito pouca, imagine o quanto ela precisa ser reduzida quando se olha os rótulos dos alimentos industriais e se depara com a quantidade de sódio que eles contém.

Só para se ter uma ideia, uma colher de sopa de queijo ralado pode ter entre 78mg a 190 mg de sódio, um molho de tomate pronto possui cerca de 100mg de sódio a cada colher de sopa, um copo de 200ml de leite tem cerca 160mg de sódio. Um pacote de 100gr de pão de queijo possui 773 mg de sódio, uma porção de 100 gr de macarrão instantâneo possui 1,516 mg e um pacote de batata chips industrializada (100gr) tem 607 mg.

Ou seja, o sódio está presente em diversos produtos industrializados e em grande quantidade, o que nos deixa com uma margem bem pequena para o consumo do sal de cozinha diariamente.

É preciso então, reduzir o consumo do sal de cozinha, mas algumas pessoas que não abrem mão de sentir um gostinho salgado para não tornar a comida sem graça, buscam opções de outros tipos de sal, como o sal do Himalaia ( sal rosa), Flor de sal, sal marinho, sal líquido, sal negro, sal light etc.

O grande problema nessas substituições se deve ao fato que muitas das informações encontradas nos sites de internet se limitam apenas a informar se são melhores para a saúde que o sal de cozinha ou não, e não dizem a quantidade de sódio que cada um contém. Assim, as pessoas usam a mesma quantidade desses sais substitutos que usavam no sal de cozinha comum. E isso pode ser um erro. Vamos ver abaixo a quantidade de sódio que tem cada tipo de sal.

Qual a quantidade de sódio de cada tipo de sal?

A quantidade abaixo toma como base referente a 1g dos 5g de sal refinado e o sódio está em mg, sendo 2000mg de sódio. Ambas são as quantidades recomendada para uso diário de uma pessoa saudável sem restrições causadas pela hipertensão de acordo com a OMS.

Quem tem hipertensão deve consultar o seu médico para saber a sua quantidade de sódio diária que deve girar em torno de

1 g de flor de sal = 450 mg de sódio

1 g de sal marinho = 420 mg de sódio

1 g de sal de cozinha / sal refinado = 400 mg de sódio

1 g de sal grosso = 400 mg de sódio

1g de sal defumado = 395 mg de sódio

1 g de sal havaiano = 390 mg de sódio

1 g de sal negro = 380 mg de sódio

1 g de sal rosa do Himalaia = 230 mg de sódio

1 g de sal light = 197 mg de sódio

Resumindo: È necessário para pessoas que desejam diminuir a hipertensão arterial e a retenção de líquidos , A redução do consumo de sódio, consequentemente o de sal , que se usa diariamente devido a grande presença de sódio nos alimentos industrializados.

Também é necessária que seja feita uma reeducação alimentar comendo o minimo de produtos industrializados principalmente os que possuem altos valores de sódio.

Fonte : Ciência da Nutrição, Minha vida




Curta Dietas & Regimes

Comments

comments

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.