Scroll Top

Como fazer arroz integral mais rápido

Saiba como fazer arroz integral mais rápido, economizando tempo e gás.

Arroz integral é sem dúvidas mais nutritivo que o arroz parabolizado e o arroz branco. Mas infelizmente muitas pessoas praticamente desistem de fazer arroz integral porque ele demora muito para ficar pronto, podendo ultrapassar 40 minutos. Seguindo as dicas daqui do Dietas e Regimes, esse problema pode ser resolvido.

Antes de ensinar como fazer o arroz integral mais rápido, vale a pena relatar os benefícios do arroz integral para a saúde e porque ele é recomendado em muitas dietas no lugar do arroz branco e “amarelo”.

Grande parte do poder do arroz integral se encontra na casca que o protege. Essa casca possui propriedades capazes de controlar o diabetes, reduzir a gordura abdominal, possui fibras que agem na saciedade e regulamentação do intestino. Além de possuir vários nutrientes básicos para o organismo como ácido fólico, potássio e vitaminas do complexo B.

A ação do arroz integral no controle do diabetes se dá pela casca rica em fibras, o que não se encontra nos demais arrozes. As fibras da casca ao entrar em contato com os líquidos do estômago, criam uma goma que torna a digestão mais lenta, e consequentemente obriga o organismo a assimilar de forma lenta os açúcares contidos na alimentação controlando assim a produção de insulina e a quantidade de gordura depositada na barriga.

como fazer arroz integral mais rápido

Como fazer arroz integral mais rápido

Serão dadas 3 dicas simples para fazer o arroz integral mais rápido, cabe a vocês descobrirem qual se adapta melhor a sua rotina e gosto. Lembrando que o tempero do arroz fica a cargo de cada um. Mas é sempre interessante acrescentar alhos e cebolas refogadas da mesma forma como se faz o arroz comum. Eu costumo colocar também uma colher de chá bem rasa de curry.

Eu não lavo e nem refogo o arroz em si. Lavar o arroz sempre desperdiça nutrientes, além do mais o arroz integral não solta o pó de amido como o branco. Mas fica ao cargo de cada um.

3 dicas de como fazer o arroz integral rapidamente.

1- Use água quente e fria para fazer o Arroz integral

Esse é o método que eu mais costumo fazer, e que me permite controlar tranquilamente o ponto do arroz.

  • Lave ou não 1 copo de arroz
  • Após ter refogado, caso use, o alho e a cebola, coloque o arroz na panela com 1 1/2 copo de água já fervendo.
  • coloque sal a gosto
  • Tampe a panela e leve ao fogo alto até levantar fervura.
  • Após levantar a fervura coloque em fogo minimo.
  • Quando a água secar, coloque 1 copo e 1/2 de água fria e deixe secar normalmente e está pronto.
  • Além de mais rápido, o arroz cresce e rende mais.

Dicas, para um arroz mais macio coloque mais água gelada, isso você vai regular de acordo com seu gosto. Em geral a proporção dada já deixa o arroz no ponto. Mas gosto é gosto.

2- Deixe o arroz integral de molho por 6 horas.

Essa dica é até óbvia, ao deixar o arroz de molho ele vai naturalmente amolecer, tornando o cozimento mais rápido. O contra dessa dica é lembrar de deixar de molho, ou precisar fazer o arroz integral com urgência.

  • Coloque o arroz de molho por no minimo 6 horas com dois dedos de água acima do nível do arroz
  • E faça o arroz normalmente na proporção de 1 copo de arroz para 3 xícaras de água já quente

3 – Arroz integral na panela de pressão

Essa é a mais perigosa de dar errado.

  • Caso refogue alho e cebola, faça isso já na panela de pressão ( aberta, evidentemente)
  • Coloque 1 xicara de arroz integral
  • Coloque 2 xícaras de água
  • Sal a gosto e azeite opcional
  • Leve ao fogo alto até ganhar pressão
  • Depois de levantar a pressão, diminua o fogo e conte 10 minutos

O risco dessa dica dar errado é por causa do tipo de arroz, cada marca e tipo tem um tempo de cozimento diferente. A pressão também não pode ser regulada e a água pode evaporar antes e acabar queimando o arroz. Vai muito na base da tentativa e erro.

Todas essas dicas fazem o cozimento do arroz integral ficar mais rápido e aumentam em muito o seu volume. Com excessão da dica da panela de pressão




Curta Dietas & Regimes

Comments

comments

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.